segunda-feira, 7 de abril de 2008

Rating de um jogador de Pool

Vou apresentar um estudo que permite obter o rating de um jogador de Pool e, a partir daí, saber qual a classe a que o jogador pertence.
O estudo é aqui apresentado na sua forma mais elementar, já que não explica em q são baseadas cd uma das variáveis, valores numéricos, escalas, classes, etc.
É acessível a todos e de fácil compreensão.
--------------------------------------Cálculo----------------------------------------
1- Qdo criei este blogue atribuí ao Pool as seguintes características: Precisão, Técnica, Concentração, Coordenação e Estilo.
2- Seguidamente, vamos definir estas características por Habilidades do Jogador e atribuir a cd uma delas uma escala: Precisão (1-5), Técnica (1-5), Concentração (1-4), Coordenação (1-3) e Estilo (1-3). Para efeitos comparativos, vamos considerar que o valor máximo de cd Habilidade é o valor q possui o jogador profissional.
3- Para além destas Habilidades vamos ainda considerar o "Killer Instinct" (capacidade finalizadora) que toma o valor zero (0) se o jogador não possuir esta Habilidade e o valor 1 se possuir.
4- Por último vamos considerar ainda um ponderador para obter o Rating do jogador que é 10.
5- Para obtermos o Rating de um determinado jogador somamos o conjunto das seis Habilidades (5 + Killer Instinct) e dividimos por 10. Obtemos um valor que está entre 0,5 e 2,1 que iremos designar por Rating do Jogador.
6- O Rating óbtido insere-se numa das seguintes Classes:
*CLASSE 1 [0,5 ; 0,7]
*CLASSE 2 [0,71 ; 1,1]
*CLASSE 3 [1.11 ; 1,4]
*CLASSE 4 [1,41 ; 1,7]
*CLASSE 5 [1,71 ; 2,0]
*PROFISSIONAL = 2,1
Poderíamos tb obter o rating de uma equipa através da obtenção do rating de cd jogador dessa equipa e depois fazer uma Média ponderada dos ratings dos jogadores.
Termino este estudo com o Rating Médio do Soccer = 1,48 ==> Classe 4.
E vocês já fizeram o vosso?

1 comentário:

Anónimo disse...

rebentei com a escala