sábado, 1 de março de 2008

Entrevista a Ralf Souquet (traduzida)


Nome: Ralf "The Kaiser" Souquet.

Nascimento: 1968, Eschweiler, county Aachen, Germany.

Profissional desde 1991, Ralf souquet é um dos melhores jogadores de Pool de todos os tempos e é provavelmente o jogador com melhor curriculo desportivo de sempre. Conta entre outros com um título de campeão do mundo de bola 9, um título de campeão do mundo em equipas, mais de 20 títulos europeus e outros títulos de reputação semelhante.

J.M.: Quando começou a jogar Pool?

R.S.: Foi em Dezembro de 1974 e tinha na altura 6 anos.

J.M.: Quantas horas passou a treinar por dia a partir daí?

R.S.: Entre 5 e 8 horas durante 10 anos.

J.M.: Os seus pais sempre o apoiaram quando estava a jogar ou colocaram-lhe algumas restrições por causa da escola?

R.S.: Isso nunca foi um problema para mim, porque as minhas notas sempre foram altas e portanto os meus pais nunca me colocaram qualquer tipo de restrição em relação ao Pool.

J.M.: Como se sentia quando entrou a primeira vez em competição?

R.S.: Foi à muito tempo atrás. Não me lembro perfeitamente. Estava muito nervoso. Por outro lado era jovem e tinha um excesso de confiança na medida em que sentia que ninguém podia vencer-me.

J.M.:Quem foi o primeiro jogador profissional de Pool a conhecer pessoalmente?

R.S.: Mike Sigel e Nick Varner (ambos americanos).

J.M.: Chegaram a jogar? Qual a sua reacção na mesa?

R.S.: Na verdade eu era muito novinho e era o "coitadinho" e por muito que me esforçasse ou tentasse não conseguia vencer. Tentava simplificar o jogo ao máximo mas não adiantava nada. O nível deles era muito superior ao meu.

J.M.: Qual o melhor momento da sua carreira? E o pior?

R.S.: O melhor quando fui Campeão do Mundo de Bola 9 em 1996. Os piores foram duas finais que custaram muito a perder: o Título Europeu de Bola 9 em 2005 e Campeonato do Mundo de Bola 9 em 2006. (Acredito q tenha sido muito difícil perder esse Título Europeu. Tenho essa final gravada e posso-vos emprestar para ver o q se passou).

J.M.: Como prevê o futuro do Pool? (organizações, eventos, televisão, adesão, apoios, ...)

R.S.: Uma questão muito interessante. Eu acredito que o Pool terá um crescimento e uma massificação maior na Europa que nos Estados Unidos. O mercado asiático parece-me brilhante mas ninguém arrisca falar sobre o seu futuro.

J.M.: O que pensa e o que sente quando vê um miúdo a jogar? E uma mulher?

R.S.: Depende da situação e da pessoa em si mesmo. Alguns miúdos têm um incrìvel talento e devidamente acompanhados podem vir a ser futuras estrelas. A maior parte das mulheres têm o problema de ter uma tacada fraca e pouco potente com a excepção daquelas que têm mais hormonas masculinas. Além disso as mulheres não têm o instinto matador do homem o que se impõe como uma limitação para elas.

J.M.: Como vê o crescimento do Pool nos países asiáticos onde aparecem todos os anos crianças a jogar ao mais elevado nível competitivo, como foi o caso de Wu Chia Ching em 2005?

R.S.: A Ásia é o futuro do Pool porque as pessoas adoram jogar e adoram o desafio. As pessoas estão sempre atentas ao mundo do Pool e aos seus ídolos. Contudo poderá ser mais dramático no futuro.

J.M.: Treina em casa, no clube ou não tem tempo para isso e pratica quando está a competir?

R.S.: Quando treino é num salão perto da minha casa ou de onde quer que esteja, embora ultimamente a competição são os meus treinos.

J.M.: Qual o jogador de Pool que considera mais difícil de bater? Porquê?

R.S.: Alguns jogadores têm certas atitudes e certos comportamentos na mesa que os torna mais difícil de bater em relação a outros. Não vou mencionar nomes.

J.M.: Pretende manter-se ligado ao Pool para sempre? Como jogador ou com outra ocupação?

R.S.: Eu gostaria de ficar ligado ao Pool como jogador. Quanto tempo é uma questão que ninguém pode responder. Depois da carreira como jogador talvez prossiga como treinador ou gerente. São apenas hipóteses.

J.M.: Qual o taco, a vara e a sola que usa?

R.S.: Taco Joss, vara Predator e sola Moori S.

J.M.: Refira três conselhos que daria a quem quer evoluir o seu nível de jogo.

R.S.: Pratica o mais que puderes, "Physical Shape" (corpo equilibrado e coordenado) e não copies um estilo.

J.M.: Escolha uma das seguintes opções:

a) Jogadores europeus ou jogadores americanos: jogadores europeus.

b) Jogadores Filipinos ou jogadores do Taiwan: jogadores do Taiwan.

c) Bola 8 ou bola 9: bola 8.

d) "Position play" ou "pocket ball": "position play".

e) "Gold 9" (9 na abertura) ou "call 9" (nove anunciada): "call 9".

f) Tacos Joss ou tacos Predator: tacos Joss.

g) Jogos a dinheiro ou jogos em competição: jogos em competição.










Sem comentários: